O processo de renovação de matrícula consiste de três fases, cujas datas estão divulgadas no Calendário Escolar.
Em todas as fases, os procedimentos ocorrem pela internet (através do PUC Online). Para evitar os riscos associados a problemas técnicos de última hora, recomenda-se fortemente que os alunos verifiquem o estado das suas conexões com a internet. Caso seja necessário, o aluno pode optar por utilizar um dos computadores do RDC para renovar sua matrícula.
Primeira fase (Renovação de Matrícula):
A primeira fase da matrícula é a mais importante, pois é o momento em que está disponível o maior número de vagas nas turmas/disciplinas.
No dia e horário agendado, o aluno deve acessar o PUC Online para escolher suas turmas/disciplinas e renovar sua matrícula.
Caso o aluno não consiga acessar o sistema no horário agendado ou se tiver acessado e não tiver conseguido se matricular em nenhuma disciplina, poderá acessá-lo novamente ao final do mesmo dia, embora haja sempre a possibilidade das vagas desejadas já terem sido ocupadas por outros alunos de diferente ordenação.
Segunda fase (Ajuste de Matrícula):
A segunda fase de renovação de matrícula (chamada Ajuste de matrícula) é a primeira oportunidade para que alunos que já tenham matrículas em disciplinas (ou seja, que participaram da primeira fase) façam solicitações de alterações (acréscimos, cancelamentos e substituições de turmas/disciplinas). Tais solicitações são feitas pelo PUC Online, no dia e horário agendado.
Importante: ao contrário da primeira fase, a segunda fase de renovação de matrícula não possui um horário alternativo para aqueles que não conseguiram acessar o sistema no horário agendado.
Os alunos que foram agendados (ordenados) e perderam a primeira fase da matrícula poderão, na segunda fase, inscrever-se nas disciplinas e turmas desejadas, desde que ainda existam vagas disponíveis. Neste caso é cobrada uma taxa administrativa de R$ 150,00 (diretamente no boleto de mensalidade).
Deve se dar especial atenção à segunda fase de matrícula, pois algumas vagas que estavam bloqueadas na primeira fase podem estar agora disponíveis: para garantir que vagas em disciplinas de um curso não sejam ocupadas por alunos de outros cursos, é comum que durante a primeira fase da renovação de matrícula alguns bloqueios de vagas sejam impostos pelos Cursos. A partir da segunda fase da matrícula, geralmente tais bloqueios são derrubados, e vagas remanescentes são então liberadas.
Importante: nesta fase da matrícula, sempre que uma alteração for efetivada, o valor da semestralidade é automaticamente reajustado.
Terceira fase:
A terceira fase de renovação de matrícula é a segunda oportunidade que os alunos possuem para fazer alterações em sua matrícula em disciplinas.
Esta fase consiste de dois processos:
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Cancelamento online de disciplinas
Ocorre na primeira semana de aulas (no Calendário Escolar, verifique as datas para "Cancelamento de disciplinas da Graduação, via PUC Online - Com alteração no valor da semestralidade") e é destinado aos alunos que desejam apenas cancelar disciplinas. O procedimento é feito pelo PUC Online e não leva em consideração a ordenação do aluno.
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DE-PARA Regimental
Ocorre nos dias divulgados no Calendário Escolar ("De/Para Regimental - no PUC Online - com horário agendado") e é destinado aos alunos que desejam cancelar, acrescentar e substituir disciplinas. As solicitações são feitas pelo PUC Online, no dia e horário agendado. Assim como na segunda fase de renovação de matrícula, o DE-PARA Regimental não possui um horário alternativo para aqueles que não conseguiram acessar o sistema no horário agendado.
Importante:
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Os alunos que foram agendados (ordenados) e perderam a primeira e a segunda fases da matrícula poderão utilizar o DE-PARA Regimental para inscrever-se nas disciplinas e turmas desejadas, desde que ainda existam vagas disponíveis. Neste caso é cobrada uma taxa administrativa de R$ 250,00 (diretamente no boleto de mensalidade).
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Cada aluno só poderá realizar um DE-PARA Regimental por período.
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Nesta fase da matrícula, sempre que uma alteração for efetivada, o valor da semestralidade é automaticamente reajustado.
Dia Alternativo:
O Dia Alternativo é a terceira e última oportunidade que os alunos possuem para fazer alterações em sua matrícula em disciplinas (cancelamentos, acréscimos e substituições). A data está divulgada no Calendário Escolar ("Dia alternativo - no PUC Online - de 8 às 16h") e o procedimento é feito pelo PUC Online, sem considerar a ordenação do aluno.
Os alunos que foram agendados (ordenados) e perderam todas as três primeiras fases da matrícula poderão utilizar o Dia Alternativo para inscrever-se nas disciplinas e turmas desejadas, desde que ainda existam vagas disponíveis. Neste caso é cobrada uma taxa administrativa de R$ 250,00 (diretamente no boleto de mensalidade).
Importante:
O Dia Alternativo é o último momento em que um aluno pode cancelar uma disciplina sem contar como oportunidade.
DE-PARA Administrativo:
É um procedimento administrativo para a alteração em disciplinas de alunos que já estejam matriculados no período. Ou seja, não é um procedimento a ser usado por quem ainda não obteve vaga em disciplina para o período.
É utilizado exclusivamente nos seguintes casos:
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Alunos formandos no período
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Alunos que obtiveram aproveitamento de estudos (em seu primeiro período na Universidade)
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Alunos calouros do período anterior que nunca participaram do processo de matrícula
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Alunos retornando de Convênios (intercâmbio) administrados pela CCCI
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Alunos matriculados em turmas/disciplinas canceladas por decisão da Universidade, após o início das aulas
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Alunos formandos no período subsequente (pré-formandos)
Restrições são aplicáveis em todos os casos. As normas são divulgadas a cada período e estão sempre disponíveis nas Coordenações de Graduação. Os alunos deverão preencher formulário próprio, disponível no PUC Online – Requerimentos Acadêmicos e há cobrança de taxa de administração em alguns casos.
Matrícula Atrasada:
O procedimento de matrícula atrasada deve ser utilizado exclusivamente por alunos com matrícula trancada, em abandono ou em intercâmbio (administrado pela CCCI) que não comunicaram seu interesse de retorno à Universidade a tempo de serem incluídos no Agendamento (ordenação), ou seja, até a data limite que está publicada no Calendário Escolar ("Reabertura e Reingresso de alunos com até um período de abandono").
O procedimento consiste de duas etapas:
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O aluno deve solicitar habilitação à matrícula atrasada através do PUC Online, obedecendo aos prazos previstos no Calendário Escolar ("Habilitação à matrícula atrasada, no PUC Online"). Há cobrança de taxa administrativa nesse procedimento no valor de R$250,00 (diretamente no boleto de mensalidade).
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O aluno habilitado à matrícula atrasada deve efetivar sua matrícula na DAR, de acordo com as datas divulgadas no Calendário Escolar ("Efetivação da Matrícula atrasada, na DAR"). Vale ressaltar que o aluno só poderá se matricular nas turmas/disciplinas que ainda tiverem vagas disponíveis nesse momento.
Importante
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Assim como em todas as fases do processo regular de renovação de matrícula, débitos vencidos e não equacionados junto à Tesouraria e/ou Vice Reitoria Comunitária impedem a habilitação e a efetivação da matrícula atrasada.
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Alunos com documentação pendente também devem procurar regularizar sua situação antes da solicitação de habilitação à matrícula atrasada. Caso ocorra alguma dificuldade, o aluno deverá solicitar a liberação provisória da documentação, o que pode ser feito através do PUC Online – Requerimentos Acadêmicos.
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Alunos que realizaram matrícula atrasada não poderão participar do DE-PARA Regimental, pois não foram ordenados (isto é, não possuem agendamento).
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Alunos não ordenados para as fases regulares da matrícula e que tenham perdido o prazo para habilitação à matrícula atrasada não poderão cursar o período em questão. Um aluno nesta situação poderá solicitar o trancamento de matrícula, se estiver dentro dos prazos. Se não o fizer, terá sua matrícula transformada para a condição de Abandono.